terça-feira, 12 de abril de 2011

Uso da Burca: Direito ou Opressão?

                                                                                                                 Exemplar de um dos folhetos da campanha

Na última segunda (11 de abril) a França declarou o uso do véu islâmico integral (burca ou nigab) proibido em todos os lugares públicos. Cerca de 2.000 mulheres usam véus religiosos fechados no país. Os muçulmanos são de 5% a 10% dos 64 milhões de habitantes. Em 2004, o Parlamento francês proibiu o uso de qualquer símbolo religioso em lugares públicos, sobretudo nas escolas. Seria isso uma maneira de acabar com a violência contra essas mulheres que vivem como escravas escondidas atrás de vários tecidos ou acabar com a violência do fato de ninguém saber quem está por trás deles?                                                             
A verdade é que esta lei vai causar muita confusão, porque anunciando a nova decisão foram feitos 100 mil cartazes e 400 mil folhetos que foram lançados em todo o governo francês em campanhas publicitárias.
As mulheres que usarem a burca em publico na França devem pagar uma multa de 150 euros (cerca de 350 reais), já os homens que obrigarem as mulheres a usarem a burca estarão sujeitos a um ano de prisão e a uma multa de 30 mil euros (cerca de 70 mil reais), e a pena ainda pode aumentar de a vítima for menor de idade.



Assista a reportagem completa:









                                                                                                                                                         

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons