quinta-feira, 19 de maio de 2011

Economia avança 1,28% até março, calcula o Banco Central

O Índice de Atividade Economica do Banco Central (IBC-Br) divulgado ontem pela autoridade monetário ficou ligeiramente acima do previsto pelos economistas. O indicador ao subir 0,51% em março ante fevereiro, para 143 pontos, registrou avanço de 1,28% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o quarto trimestre de 2010, quando observou alta de 1,03% contra os três meses anteriores. Desta forma, em termos anualizados, o ritmo do primeiro trimestre na margem foi da ordem de 5,2%.

O IBC-Br é considerado como um bom indicador para antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) - divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - e, assim, ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). Atualmente, a taxa está em 12% ao ano. A expectativa do mercado, segundo o relatório Focus, divulgado na última segunda-feira, é que ocorra mais duas altas de 0,25 ponto percentual na taxa Selic até o final. Essas elevações seriam necessárias para ajudar a conter a inflação que está em 6,51% no período de 12 meses até abril, um pouco acima do teto da meta de 6,5%.

O analista econômico da WinTrade, José Góes, disse que o resultado do IBC-Br de março mostra a continuidade do ritmo de crescimento do PIB observado desde o final do ano passado. Segundo o IBGE, no ano passado, a economia cresceu 7,5%, para R$ 3,675 trilhões. A divulgação oficial do resultado do PIB brasileiro pelo IBGE será feita em julho.

O Banco Central informou também, na série dessazonalizada, que o IBC-Br de janeiro a março deste ano avançou 3,97% com relação ao mesmo período de 2010. Na série sem ajustes, o indicador subiu 4,38%. No caso da média dos últimos 12 meses encerrados em março, o IBC-Br foi um pouco surpreendente para os economistas, ao apresentar expansão de 6,25% série dessazonalizada ante a média dos 12 meses anteriores. Ao considerar a série sem ajuste, o crescimento do PIB calculado pela autoridade monetária foi de 6,45%.

Especificamente em março em comparação com o terceiro mês do ano passado, o indicador do BC teve alta de 3,48%, com ajuste sazonal. Sem ajuste, o IBC-Br registrou aumento de 1,5%. No entanto, os especialistas alertam para o fato de que em 2011, o carnaval caiu em março e no ano passado, em fevereiro, o que torna a série dessazonalizada melhor para essa comparação.

Site: http://www.dci.com.br/Economia-avanca-1_28_-ate-marco_-calcula-o-Banco-Central-6-374304.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons